Chineses criam kit “faça você mesmo” para netbooks

Integradores locais podem criar suas próprias máquinas com pouco investimento e esforço

por Antonio Blanc

Montar seu próprio PC Desktop é fácil. Basta escolher uma placa-mãe, gabinete, adicionar, processador, memória e um HD e pronto! Infelizmente, fazer um portátil não é tão fácil assim. Recentemente empresas como a Shuttle deram um passo importante com iniciativas para a padronização dos componentes, mas parece que no que importa, que é o produto nas lojas, os chineses saíram na frente.

Segundo o site Shanzai.com empresas como a Guo Bang estão oferecendo kits que permitem que pequenos integradores criem seus próprios netbooks com o mínimo de esforço. Um destes kits, o S30, inclui chassis, monitor LCD widescreen de 10 polegadas, placa-mãe com processador Atom e sistema de refrigeração. O integrador só precisa adicionar memória, um disco rígido e adesivos com a sua marca para ter um netbook genérico prontinho para a vitrine, por um preço estimado em cerca de US$ 200.

Infelizmente os kits não estão disponíveis para o consumidor final, e a corrida pelo menor preço exclui tecnologias como a plataforma NVIDIA Ion ou aceleradoras para a reprodução de vídeo, que aumentam o desempenho das máquinas. Ainda assim é uma idéia que, pra variar um pouco, poderia ser copiada da China para o ocidente.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário