Jolicloud fica mais rápido e mais compatível

Sistema para netbooks adota o Google Chrome para a execução de aplicativos web, e proclama compatibilidade com 100% dos netbooks já lançados.

por Antonio Blanc

O Jolicloud, um sistema operacional baseado em Linux e desenvolvido sob medida para netbooks, está chegando ao final do seu ciclo de versões beta. A versão final, batizada pelos desenvolvedores de Robby, deve ser lançada “no final deste mês” e traz várias melhorias no desempenho e na compatibilidade de hardware.

Uma das principais mudanças é a adoção do Google Chrome como “engine” para todos os aplicativos web que podem ser adicionados ao sistema. Graças ao rápido motor JavaScript (chamado V8) utilizado pelo navegador do Google serviços como o Gmail, Zoho, 280 Slides e muitos outros rodarão mais rápido e com menor consumo de memória. Entretanto, a equipe de desenvolvimento faz questão de manter seu “compromisso com o Firefox”, adotando-o como o navegador padrão no sistema.

Outra novidade é um “modo desktop” otimizado para micros equipados com telas de mais de 11 polegadas. Com isso, ficará mais fácil utilizar o Jolicloud em “nettops”, máquinas que são essencialmente idênticas, em termos de processador, disco e memória, a um netbook mas tem telas de 15 polegadas ou mais. Neste modo, cada aplicativo rodará em uma janela própria, que poderá ser organizada pelo usuário como quiser.

Segundo os desenvolvedores o Jolicoud “Robby” será compatível com 100% dos netbooks já lançados, desde o primeiro ASUS EeePC 701 com processador Celeron, passando por máquinas com processadores VIA C7 (como o primeiro Mobo, da Positivo Informática) até os novíssimos modelos com processadores Atom Pine Trail de baixíssimo consumo e aceleradoras 3D NVIDIA Ion.

Assim como as versões beta atuais, o Jolicloud Robby estará disponível para download gratuito. Mais informações no site oficial, em www.jolicloud.com

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

No Responses

Add Comment