Como será o computador do futuro?

Com a chegada de novas interfaces para computadores, tablets e smartphones, os entusiastas de tecnologia, engenheiros de computação e demais profissionais da área frequentemente tentam supor qual seria o modal utilizado em PCs do futuro.

Aproveitando a discussão, designers de todo o mundo têm demonstrado suas ideias conceituais, muitas delas com alto grau de aplicação.

Operabilidade

Aproveitando a boa recepção que interfaces touchscreen recebem, Jakub Záhoř desenvolveu o computador com essa tecnologia e, visando maximizar o conforto do usuário, sua “instalação” também é muito simples: basta situá-lo em algum local de vidro, como uma janela ou mesa, ligá-lo e, após avalização sobre o local e medição de sua superfície, uma tela, bastante parecida com hologramas frequentemente vistos em filmes de ficção científica, surgirá no local, permitindo a interação com o usuário.

Com isso, o desktop dispensa o uso de monitores e demais acessórios de entrada e saída de dados, como teclado e mouse, graças à abordagem touch on glass do projeto. Este desktop conceito conta ainda com vantagens secundárias muito bem-vindas, como servir como leve e de fácil transporte central de entreterimento, facilitando a demonstração de fotos, slides e filmes em qualquer ambiente em que haja amplo espaço em vidro, além de possuir ótima aplicação em reuniões e encontros de negócio, permitindo comunicação visual de projetos e vídeoconferências.

(Clique para ampliar)

O designer tcheco Jakub Záhoř acaba de mostrar sua visão sobre o tema com seu Future Touch Tech. A abordagem visa tanto a praticidade do transporte quanto a de uso, através de um computador portátil que usa superfícies em vidro em suas operações.

Armazenamento

Uma informação, entretando, não foi esclarecida, mas pode-se cogitá-la de antemão: devido ao pequeno tamanho da CPU do PC, possivelmente seu armazenamento de arquivos, e até mesmo de alguns programas, será feito em nuvem de dados, o que viabilizaria não somente o produto, mas versões futuras cada vez mais compactas e potentes.

Via Yanko Design

Add Comment