Banda larga móvel cresceu 227% em 2009 no Brasil

Quantidade de acessos no Brasil saltou de 2,1 milhões para 7,0 milhões

O acesso à internet por meio de banda larga móvel no Brasil cresceu 227% em 2009, em relação ao ano anterior. No ano passado houve 7,0 mihões de acessos à internet por meio de conexões desse tipo, em comparação com 2,1 milhões em 2008.

Os números são de um estudo realizado pela Huawei, empresa especializada em infra-estrutura de telecomunicações, em parceria com a consultoria Teleco. A pesquisa combinou informações da Anatel e das operadoras de telecomunicações, entre outros dados.

A Huawei considera como banda larga qualquer tipo de conexão móvel com velocidade acima de 256 Kbps. As conexões de banda larga móvel englobam celulares, smartphones e também notebooks e netbooks equipados com modems 3G.

Líder na América Latina

Além de mostrar o crescimento da banda larga móvel no ano passado, o estudo aponta que o Brasil é o líder desse segmento na América Latina. O país teve, no ano passado, uma média de 3,6 acessos para cada 100 habitantes. Na Argentina, segunda colocada, a média foi de 2,1 acessos.

Entre as razões para o aumento da popularidade da banda larga, segundo o estudo, está o crescimento do mercado de smartphones. Enquanto o mercado mundial de celulares convencionais encolheu 5,2% entre 2008 e 2009, o de smartphones cresceu 15,1%, aponta o levantamento.

Deixe seu Comentário