Aumente a segurança de sua rede sem fio

Você tem uma rede wireless instalada em sua residência?

Pois saiba que hackers podem usar sua conexão à Internet sem seu conhecimento ou consentimento.

É o chamado “Drive-by Clicking” e ele está se tornando cada vez mais popular.

Funciona da seguinte forma: Um hacker dirige seu carro lentamente por uma área residencial com um laptop equipado com uma placa WiFi.

Se o roteador WiFi não estiver configurado apenas para conexões seguras, o laptop do hacker pode captar seu sinal, parar o carro, e acessar a Internet usando a conexão do proprietário do imóvel, que nem desconfia disso.

Ele pode enviar um grande volume de spam (o que pode deixar o proprietário do imóvel em dificuldades) e até acessar informações particulares do computador do anfitrião.

Se você tiver um roteador (Access Point) sem fios, você pode proteger-se com as seguintes medidas:

  • Posicione seu roteador WiFi em um local o mais distante possível da rua ou da casa do vizinho mais próximo.
  • Ajuste a potência de transmissão do Access Point de forma a limitar a área de cobertura ao mínimo necessário. O padrão de fábrica é 100%, o que geralmente dá alcance de 300 metros em ambiente aberto. Você pode ajustar para algo em torno de 50% a 40%, de acordo com a área a ser atendida.
  • Mude a senha do seu roteador. Esses equipamentos vêm de fábrica com uma senha padrão que é conhecida pelos hackers. Use sempre senhas seguras, combinando maiúsculas, minúsculas, números e símbolos especiais.
  • Se você tiver o compartilhamento de arquivos habilitado em seu PC, certifique-se de ativar a proteção por senha para cada compartilhamento, incluindo para suas impressoras.
  • Habilite o serviço de criptografia WEP na configuração de seu roteador e nas placas de rede WiFi.
  • Esteja alerta aos sinais de que outra pessoa está usando sua conexão à Internet ou rede residencial. Isso inclui tráfico excessivo para a Internet através de seu cabo ou modem de DSL (as luzes de dados piscarão mais que o habitual) e um PC lento com muito acesso ao disco rígido.

Tomar essas medidas simples para tornar sua rede wirelessde segura contra intrusos digitais pode evitar muitas dores de cabeça e prejuízos no futuro.

Deixe seu Comentário