Audacity – Editor de áudio livre

Dizem que a música acalma as feras, mas qualquer um pode ter um ataque de fúria ao ver o preço de software profissional para edição de áudio.

Felizmente quem não está disposto a hipotecar a casa só parar poder gravar um podcast tem como opção o Audacity, um poderoso editor de áudio Open Source que oferece excelentes recursos por um preço bastante razoável: grátis.

O Audacity não é tão complexo quanto os softwares profissionais em sua categoria, mas o imenso conjunto de botões e opções pode intimidar a maioria dos usuários inexperientes.

Antes de começar a trabalhar em uma trilha de áudio, você precisa se certificar de que ela está parada, ou seja, não está tocando.

E precisa estar parada, e não simplesmente pausada. Portanto, clique no botão Parar para ter certeza.

O menu Editar (e a Barra de Editar) contém as opções básicas como para recortar, copiar e colar.

Clique em Aparar Áudio para preservar o trecho selecionado e apagar todo o resto da trilha, ou escolha Silenciar Áudio para substituir o trecho selecionado por silêncio.

Use Editar / Cortar Limites / Separar e Criar Novo para destacar a porção selecionada, colocá-la em uma nova trilha abaixo da primeira e substituir o trecho na trilha original por silêncio.

Selecione Editar / Duplicar para criar uma cópia do trecho selecionado em uma nova trilha, sem afetar a trilha original.

Conhecer as barras de ferramentas é essencial para dominar o Audacity

O menu Efeitos está cheio de opções para complementar ou aprimorar suas trilhas. Você terá de experimentar com eles para ter uma idéia da grande quantidade de opções disponíveis, e note que alguns deles tem nomes que não descrevem bem suas funções.

Opções como Eco e Fade In são fáceis de compreender, mas tem ajustes bastante granulares associados a elas. Não tenha medo de fuçar.

Se você estiver realizando edição de um projeto mais complexo a ferramenta de títulos pode ser muito útil, especialmente se o trabalho se estender por várias sessões.

Para adicionar um título (basicamente o equivalente a uma “nota de rodapé”) a um ponto específico em uma trilha clique no ponto e selecione o item Faixas / Adicionar Título na Selecção.

O título irá aparecer abaixo da trilha, e você pode dar a ele o nome que quiser.

Download

logo audacity

Deixe seu Comentário