Aprenda a bloquear um remetente indesejado em sua caixa de e-mail

Por Fernando Petracioli

Não é necessário um programa anti-spam para barrar os e-mails daquela pessoa que você não quer nem ouvir falar.

Apesar da enormidade de opções de programas anti-spam disponíveis na Internet, é difícil termos total controle sobre quais mensagens iremos receber em nossa caixa de entrada – e de quem as receberemos.

Além disso, pode acontecer de o problema não se tratar de e-mails vindos de uma máquina spammer, mas sim de algum amigo inconveniente, certo colega  de trabalho mal intencionado, uma ex-namorada ou ex-namorado que não desiste nunca.

Nesses casos, uma solução muito prática – e que não exige a instalação de nenhum software de segurança – é simplesmente bloquear algum remetente específico.

Microsoft Outlook

No Outlook existem duas formas básicas de se fazer isso. Na primeira delas, basta abrir ou mesmo só selecionar a mensagem do remetente que se deseja bloquear e clicar no menu Ações. Nas opções que se abrem, vá em Lixo Eletrônico e clique em Adicionar remetente à lista de remetentes bloqueados.

Outra opção é clicar com o botão direito também sobre alguma mensagem da pessoa em questão e clicar em Criar Regra. Na caixa de diálogo que abre, marque a opção Mover e-mail para a pasta: e clique em Selecionar Pasta. 

A vantagem aqui é que você pode escolher para onde enviar a mensagem que quer bloquear, não sendo obrigatório o Lixo Eletrônico como destino. Você pode optar, por exemplo, por Itens Excluídos.

Outlook Express

No Outlook Express também é bem simples, mas os comandos são outros. Abra uma mensagem do remetente-alvo e clique em Mensagens na barra do menu (se a barra não estiver visível, aperte Alt para que apareça). Depois é só clicar em Bloquear Remetente. 

Gmail

Em relação ao Gmail, a solução é criar um filtro específico para aquele remetente. Abra uma mensagem do dito cujo e, na barra posicionada na parte de cima, clique no menu drop-down Mais ações e selecioneFiltrar mensagens assim. 

Nas opções do filtro que serão solicitadas, mantenha apenas o endereço de e-mail do remetente e clique em Próxima etapa (note que se quiser bloquear todos os usuários de um determinado domínio, basta apagar tudo o que vem antes da arroba; por exemplo, mantenha: @servidor.com).

Nas configurações perguntadas na seqüência, você mesmo irá definir o tipo de bloqueio conferido a este usuário. Isso por que você também opta, no caso do Gmail, pelo grau do bloqueio ao definir o que fazer com as mensagens do destinatário especificado. 

É possível escolher por arquivá-las fora da caixa de entrada; encaminhá-las para um outro endereço de e-mail; ou até excluí-las no mesmo momento em que forem recebidas.

Marque as opções que desejar e clique em Criar filtro.

Uma Resposta

  1. Anônimo 1 de fevereiro de 2010

Deixe seu Comentário