Ao comprar um PC novo exija mais memória

Se o uso que se fará do computador for pouco além de navegar na web, enviar e receber e-mails, 2 GB de memória RAM são suficientes para um desktop com Windows XP ou Windows 7.

Mais memória permitirá a execução simultânea de mais aplicativos e, em geral, melhoram a velocidade e desempenho geral do sistema.

Máquinas com 4GB de RAM ainda não são comuns, mas uma forte tendência, e equipamentos com dimensões menores em geral não acomodam mais de 2GB ou 3GB de memória RAM.

Se usar o PC para realizar multitarefas ou jogar, considere pelo menos 4GB de RAM. Jogos que fazem uso intensivo de gráficos ou edição de vídeos e imagens vão exigir ainda mais memória; e nesse caso, quanto mais, melhor.

Ao escolher memória, você irá se deparar com dois tipos básicos: DDR2 e DDR3. Dos dois, as memórias DDR3 são as mais rápidas e também as mais caras. Como a CPU, memórias também possuem velocidades de clock, só que na casa dos megahertz (MHz). E como no caso dos chips, quanto mais elevado o clock, melhor.

Dito isso, quantificar as diferenças não é tarefa simples. Caso o orçamento tenha restrições, 4GB de memória RAM DDR2 são uma escolha adequada. Mas vale a seguinte regra: compre tanta memória quanto seu orçamento permitir.

Entre optar por um volume maior de memória com velocidade mais baixa ou menos memória mas que trabalhe a um clock mais alto, escolha ficar com mais memória física, sempre.

Caso se decida por comprar mais de 4GB de RAM, tenha certeza de comprar o Windows em versões de 64 bits. Versões de 32 bits são capazes de reconhecer apenas pouco mais de 3GB de RAM, mesmo que haja mais memória instalada.

No caso de PCs novinhos em folha, é bem provável que ele venha com uma versão bundle instalada do Windows de 64 bits e até traga 4GB de RAM. Mas saiba que máquinas mais em conta ainda vêm com versões de 32 bits do Windows e isso irá limitar a capacidade de expansão deste componente – a não ser que, depois, você opte também por substituir o sistema operacional pela versão de 64 bits.

E por falar em expansão, assegure-se de que a placa-mãe tem espaço suficiente para acomodar módulos de memória adicionais. Verifique as especificações do seu computador para descobrir quantos conectores DIMM (slots de memória) estão disponíveis.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Ao comprar um PC novo exija mais memória 9 de julho de 2010
  2. Pingback: O que levar em conta ao comprar um PC novo 7 de julho de 2010

Deixe seu Comentário