Ainda vale a pena investir no Orkut?

O Orkut ainda é uma referência quando o assunto são redes sociais.

O site foi a primeira experiência de muitos brasileiros com este tipo de site e que hoje acabaram migrando para o Facebook, que é mais sofisticado e conseguiu tornar a experiência mais social do que era no Orkut.

Mas não é porque o Orkut está um pouco esquecido é que ele deve ser olhado com olhar e desdém pelas empresas.
Isso porque a rede social ainda é uma das maiores do Brasil, e você ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que ainda mantem perfil no Orkut e visitam com frequência a página.

Mas antes de pensar em investir o tempo de sua empresa em uma presença no Orkut, é importante que alguns pontos sejam avaliados. Antes de mais é preciso entender melhor como o Orkut funciona.

Falando bem a verdade, o Orkut nunca foi feito pensando nas empresas, sendo que todos os recursos são feitos pensando nas pessoas físicas e nos perfis dos usuários. Mesmo assim, os perfis de empresas se tornaram comuns na rede social.

Mas talvez não seja uma boa investir no Orkut se sua empresa não estiver enquadrada em uma das seguintes situações:

  1. Empresas que possuem discussões e tópicos dentro da comunidade e que permitam que a empresa entre e interaja com as pessoas que falam de determinados produtos ou serviços da companhia.
  2. Empresas cujo principal foco seja jovens de 18 a 24 anos de idade. Por mais que este perfil também esteja migrando para outras redes sociais, ainda é grande a presença deles no Orkut, ainda mais nas comunidades.
    Em termos de público, esta característica pode ser mais refinada ainda se o público alvo foram os nordestinos, já que segundo as pesquisas mais recentes sobre os comportamentos dos usuários no Facebook os nordestinos são os que passam mais tempo na rede.

Além disso, o Orkut não é indicado para as empresas que buscam relacionamento e interatividade entre os usuários, já que isso quase não existe no Orkut. O ideal é usar a rede apenas como um meio de promoção.

Por Ana Carla Cunha

Add Comment