Abrindo arquivos PDF sem instalar nada

A utilização de arquivos em formato PDF é bastante comum, já que a maioria dos manuais que vem junto com produtos ou softwares vem nesse formato.

Isso se deve à possibilidade melhor de leitura que esse tipo de arquivo proporciona, e também devido à impossibilidade de editar os dados inseridos.

A maior desvantagem é o tamanho do documento, que ocupa mais espaço em disco do que um arquivo criado em um editor de textos convencional.

Para quem procura um leitor de documentos em PDF leve e totalmente gratuito, o MuPDF é uma boa opção.

O programa adapta a visualização dos arquivos para deixá-los semelhante ao formato que teriam caso fossem impressos pelo usuário. Dessa formaa leitura direta no monitor fica mais fácil e se torna bem menos cansativa.

Para utilizar o MuPDF, não é preciso nenhum tipo de instalação. Basta descompactar o arquivo “.zip” em um local qualquer do computador e executar o programa. Em seguida, abrirá uma janela em que basta selecionar o documento em PDF que você deseja abrir para começar a leitura.
Infelizmente, falta um manual de instruções que explique como utilizar as funções do programa direito.

Pensando nisso, nós disponibilizamos abaixo a lista de comandos disponíveis e o que cada uma delas é responsável por fazer:

L e R – Rodam a página em 90º no sentido horário e anti-horário
+ e – Aumentam e diminuem o zoom
W – Restaura o tamanho da página
N, Barra de espaço, seta direcional direita – Vai para a próxima página
B, Tecla apagar, seta direcional esquerda – Volta uma página
Shift+N – Avança 10 páginas
Shift+B – Retorna 10 páginas
M – Marca uma página como referência
T – Retorna à última página marcada como referência
Valor numérico seguido da tecla G – Vai para a página indicada. Por exemplo, caso você deseje ir até a página 20 de um documento, basta digitar “20g”

A interface do programa é simples, mas bastante funcional. A leitura de documentos PDF se dá de forma fácil, mas a falta de algumas opções pode incomodar alguns usuários. Falta um índice indicando os diversos capítulos presentes, e não é possível pesquisar por palavras-chave. Além disso, não é possível iniciar a impressão de documentos ou editar informações.

Download › Win | Linux | Plugin Firefox

Deixe seu Comentário