18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem – Expose

Este é o 1º artigo da série “18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem“.

Expose
Disponibilidade: Mac

Eis uma idéia elegantemente simples, e que existe no Mac desde 2003. Quando se precisa de uma visão limpa de todas as aplicações abertas em um dado momento, basta pressionar F3. Um recurso chamado Expose organizará as janelas usando miniaturas, que serão espalhadas organizadamente por toda a tela.

Clique em uma delas, e a aplicação será ampliada, enquanto o resto permanecerá no plano de fundo.

No Windows Vista, a Microsoft embutiu um recurso chamado Flip3D, que tenta simplificar o gerenciamento de janelas de um jeito ligeiramente diferente. O Flip3D permite que os usuários saltem por amostras tridimensionais das janelas abertas na área de trabalho, mas que não oferece a mesma visibilidade instantânea que o Expose faz.

Felizmente, alguns downloads podem adicionar miniaturas no estilo do Expose a seu Windows. Uma ferramenta, chamada iEx for Windows, faz o truque de graça; mas a instalação é um tanto trabalhosa, já que é preciso arrastar os arquivos baixados nas pastas certas de seu PC. Um programa mais refinado, TopDesk, instala-se automaticamente no XP e no Vista – mas vai exigir o pagamento de US$ 20 depois do período de testes de 14 dias.

Deixe seu Comentário